Pesquisar

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Sono Bebés/Crianças e Gestantes

Muitas crianças demonstram-nos Sinais de Sono e quando isso acontece e não nos apercebemos ou não atuamos de imediato, estamos automaticamente a perder a janela de oportunidade por excelência para colocar a criança no momento certo na cama e proporcionar-lhe um sono mais saudável. Outra regra de ouro é termos mais atenção quando chega o momento certo de colocar a criança na cama, ou seja deve ser sonolenta mas ainda acordada.

Existem casos em que alguns bebés não demonstram que estão com sono! E outros bebés só têm esses sinais quando já estão super cansados…mas a grande maioria mostra sinais como bocejar, mexe e remexe, abre os olhos completamente, esconde o rosto no peito, agitação, faz movimentos involuntários com os braços e pernas, esfrega os olhos e rosto, puxa ou mexe nas orelhas, demonstra menos coordenação de movimentos, perde interesse nos brinquedos, move-se para a frente e para trás, cai quando anda ou vai de encontro a móveis ou outras coisas que estejam no caminho. Estes sinais nem sempre são os momentos certos para por o bebé na cama, o ideal seria antes de eles se manifestarem... sim é uma tarefa desafiante… Devemos estar atentos quando o bebé já ultrapassou estes sinais! 

Quanto mais tempo entre a manifestação dos sinais e o momento de por na cama mais será a dificuldade em acalmar. Portanto o bebé deve ir cansado para a cama. À luz desta premissa, assim que se denotam um ou mais sinais de sono, é o momento de pôr na cama. Queremos que ele esteja cansado sim, mas não super cansado pois aumenta a probabilidade para ter dificuldades em relaxar e adormecer.

As necessidades de horas de sono, nos primeiros 3 anos de vida são dinâmicas e eu diria que devem ser revistas regularmente. Devemos ter sempre em conta as horas de sono do nosso bebé durante o dia e durante a noite, e também o somatório de ambas. Sermos sensíveis e atentos, ajuda-nos a conjugar o número de horas mediante as necessidades de cada etapa e facilita-nos ajustar o melhor para o nosso bebé. 

Sem comentários:

Enviar um comentário